Metodologia da Raparadora
Acolhendo e Reparando
Laborterapia: É realizada diariamente pelos internos em sistema de revezamento semanal e de aptidão, para que todos possam passar por todas as atividades. O trabalho é parte fundamental no processo de recuperação da pessoa humana, que aos poucos vai resgatando a dignidade perdida, se sentindo útil e produtiva, colaborando para um progresso no meio em que vive, aparando arestas de seu passado improdutivo e ocioso, visando um futuro ingresso no mercado formal de trabalho, de onde virá seu sustento pessoal e ajuda no contexto social e familiar, para onde irá retornar. Visa dar ao recuperando disciplina com horários, perseverança, senso de responsabilidade, produtividade e compromisso. Na drogadição a pessoa se acostuma a viver de assistencialismos e favores, sem trabalhar, pratica pequenos furtos e roubos para sustentar seu vício, inclusive no meio familiar, chegando alguns a mendigar nas vias públicas a fim de conseguir meios para adquirir a droga ou a bebida alcoólica, como meio de fugir a realidade triste e vazia que ele próprio buscou.
Reuniões de alcoólicos e narcóticos anônimos: São realizadas visitas esporádicas com a participação do Grupo Esperança de A.A de Lavras, onde os mesmos tem a oportunidade de dar testemunho de suas perdas, frustações e dificuldades em gerir a vida. Através da escuta de outros depoimentos pode também ir aprendendo como vencer suas dificuldades na empatia com outras vivências e experiências, no âmbito da múltipla ajuda. Em razão da doença não ter cura conhecida, somente a estabilização diária é possível, os acolhidos/internos terão um canal aberto para a manutenção segura no pós-tratamento, e filiando-se a um grupo de alcoólicos e/ou narcóticos anônimos.
Reuniões de estudo: Para se combater um mal é imprescindível que se conheça a intensidade desse mal para poder enfrenta-lo diariamente e pela vida toda. Identificar sinalizadores de possibilidade de recaídas (reinserção no uso), se prevenir quanto á hábitos passados, companhias de outrora, lugares e associações de cunho pessoal e afetivo. O Diretor da Fazenda, Padre Vitor de Jesus Nascimento, SCJ, sacerdote religioso, participa de formação específica, oferecida em sistema de capacitação e pós-graduação no curso da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) e procurar passar seus conhecimentos aos acolhidos/internos em favor da recuperação dos mesmos.
Espiritualidade: A maior e mais nociva “droga” que existe no mundo é a falta de Deus na vida de uma pessoa. Acreditamos firmemente nisto. A Espiritualidade busca dar essa reaproximação entre “Criador e Criatura”, onde a pessoa poderá fazer uma “viagem”, esta sim, segura, até suas origens humanas, rever suas atitudes, escolhas, caminhos que trilhou, perdoando-se e aos outro. Tirando mágoas, ressentimentos, impulsos agressivos e violentos, buscando uma vivencia nova com seus familiares e a sociedade em geral. A espiritualidade tem demostrado ser um porto seguro para aqueles que estão nos descaminhos da droga e da violência, norteando aos que terminam o tratamento em prosseguir com suas vidas de maneira digna e decente. Qualquer abordagem humana visando um resgate completo de vida, que se faça sem a presença de um “Poder Superior”, que para nós é Jesus Cristo, estará fadada ao insucesso.
Atividades Esportivas: São realizadas atividades físicas regulares respeitando a aptidão e condição física de cada interno, na pratica de atividades físicas leves e de pequeno esforço, como caminhadas, corridas curtas e futebol. A Instituição possui academia de ginástica com aparelhos adquiridos em doação que são utilizados pelos internos, sendo que a maioria deles já frequentou academias e praticou exercícios regulares e vão repassando aos outros, sem exageros. A prática de atividades físicas regulares ajudam no processo de desintoxicação natural, evitando assim a mecânica (remédios e medicamentos). Pois, esta pode causar outra dependência, a farmacológica, muito comum aos usuários de drogas ilícitas, que fazem “ migração” daquelas para estas, ocasionando outro problema, por vezes de maior gravidade por serem consideradas drogas lícitas e de fácil acesso, inclusive através da rede pública de saúde. Apesar de serem “controladas”, serão utilizadas por pessoas “descontroladas”, que buscarão nelas efeito similar ao comumente alcançado nas outras, gerando acidentes perigosos à manutenção e preservação da vida. Vários tentam exterminar a própria vida (suicídio) com a ingestão descontrolada dessas drogas. Com a prática regular e constante de atividades físicas a pessoa vai readquirindo autoestima e reaprendendo a gostar de si, o que desperta nela uma vontade e alegria em estar vivo e vivendo. A Fazenda, também dispõe de uma sauna, usada três vezes por semana que muito auxilia no processo de desintoxicação.
Vida Comunitária: Quem se envolve com drogas se torna um egoísta inveterado. Não se preocupa com os que estão a sua volta (familiares) e também com quem “cruza seu caminho”. A droga sequestra o sentimento do indivíduo a tal ponto de não se cuidar pessoalmente, não se importar com aparência individual, vestuário, nada. Perde completamente a noção de “Ser Humano”. Em alguns casos tem que se fazer um trabalho paciente, a nível de esclarecê-lo até da necessidade de se tomar dois banhos diários no mínimo, tal o grau de descuido e degradação à vida. A vida em comunidade aos poucos vai aparando arestas passadas, sobretudo com familiares, inaugurando uma nova maneira de tratar a si mesmo e aos outros, respeitando as diferenças e se aceitando qual como é, evitando dessa forma a fuga de uma realidade difícil e derrotada, buscando nessa constatação de uma realidade dura e feia e vontade pela mudança, que se mostra difícil, mas possível de ser revertida.
Possuímos em nossas instalações um consultório odontológico, que quando necessário, são realizados pequenos procedimentos por dentistas, de forma voluntária, tais como como limpezas e curativos. As necessidades maiores são encaminhadas aos consultórios da Rede Pública na cidade de Lavras e também a profissionais que colaboram gratuitamente com a casa. Algo que a drogadição afeta diretamente, são os dentes, por isso é tão importante esse cuidado, pois, por meio dele começa-se a reconstruir a autoestima.
Os atendimentos médicos rotineiros são feitos através da rede pública de saúde como U.P.A de Lavras, Hospital de Ribeirão Vermelho, Ambulatório de Especialidades e CAPS AD. Em alguns casos recorremos a profissionais liberais da área médica que conhecem nosso trabalho e nos ajudam de boa vontade gratuitamente.
Ora et Labora
Conheça um pouco da nossa Obra
Nosso Instagram